Quarta, 14 de Abril de 2021 14:00
0
Tecnologia São Paulo

Cresce percentual de alunos da rede pública aprovados nas Etecs

84,5% dos convocados fizeram da quinta à oitava série em instituições públicas; 76 % deles têm renda familiar de até cinco salários mínimos

08/04/2021 11h40
8
Por: Rádio Leme FM Fonte: Secom São Paulo

Entre os convocados pelo Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre deste ano, 84,5% fizeram integralmente o Ensino Fundamental 2 em instituições públicas. Esse percentual representa um crescimento em relação ao mesmo período de 2020 (78,6%).

O dado consta do Relatório Socioeconômico feito pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) – instituição responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza (CPS) – com 75.259 candidatos aprovados no Vestibulinho.

O processo seletivo foi realizado, pela segunda vez consecutiva, por meio da avaliação do histórico escolar. A mudança, adotada para atender ao protocolo sanitário, visou garantir a segurança dos candidatos mantendo o distanciamento e evitando aglomerações.

Para o coordenador da Unidade do Ensino Técnico e Médio (Cetec), Almério Melquíades, “a seleção pela análise do histórico exclui a tensão natural da prova e também o risco de abstenção”. Essa mudança de avaliação pode ter influenciado  algumas alterações no perfil dos novos alunos das Etecs.

Protagonismo feminino

Outro diferencial desta turma que ingressou em 2021 é a presença massiva de mulheres, que passaram a ser maioria, com 61% de representatividade. No grupo que começou os estudos no primeiro semestre do ano passado, elas representavam 49,6%.    

De acordo com o levantamento, a renda familiar de 76% dos aprovados no Vestibulinho é de até cinco salários mínimos. Esse percentual inclui 55,66% de candidatos com renda familiar de até três salários mínimos.

Os alunos autodeclarados afrodescendentes representam 32,2%, um aumento também se comparado ao percentual aferido no mesmo período do ano anterior, que foi de 30,19%.

Mais qualificação

Os jovens estão se interessando, cada vez mais cedo, em se informar sobre carreiras e capacitação profissional. Entre os ingressantes nas Etecs, por exemplo, 23,41% fizeram algum curso de qualificação – 12,43% recorreram a uma instituição pública e 10,98% à privada.

A abordagem sobre qualificação profissional no Relatório Socioeconômico é inédita. Para Almério, a oferta desse tipo de programa é um incentivo para os jovens refletirem sobre o futuro profissional. “Cursos como os oferecidos pelo Novotec, por exemplo, proporcionam experiência para ajudar na escolha do curso superior e evitar uma insatisfação ou desistência lá na frente”, explica.      

O Programa Novotec é uma parceria do CPS com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que, desde 2019, oferece o itinerário de formação técnica e profissional nas Etecs e nas escolas da rede estadual em três modalidades: Integrado, Expresso e Virtual.

Conexão

A conexão à internet é praticamente universal: 98,9% responderam ter acesso à rede em casa, sendo que 86,87% costumam conectar-se pelo celular, 50,03% pelo notebook, 14,35% pelo desktop e 3,36% utilizam o tablet. “Esse acesso elevado facilita o aprendizado pelo ensino remoto”, afirma Almério.

A opinião de amigos e familiares conta bastante quando o assunto é Vestibulinho. Entre os aprovados, 26,31% ficaram sabendo do processo seletivo pelos amigos e 22,66% por parentes. O assunto gera muita interação nas redes sociais – plataformas pelas quais 22,19% dos aprovados tomaram conhecimento do processo seletivo. No mesmo período do ano passado foram apenas 7,31% (6,78% haviam se informado pelo Facebook e 0,53% pelo Instagram).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Leme - SP
Atualizado às 13h51 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 29°

27° Sensação
9.4 km/h Vento
34.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias