Terça, 27 de Outubro de 2020 08:15
0
Região SEM CHUVA

Com mais de 80 dias sem chuva, cenário da Cachoeira de Emas muda completamente.

Previsão é de chuva para os próximos dias mas não seria suficiente para mudança do cenário.

19/09/2020 21h52 Atualizada há 1 mês
1.580
Por: Rádio Leme FM
Com mais de 80 dias sem chuva, cenário da Cachoeira de Emas muda completamente.
Sem chuva há mais de 80 dias, o nível do Rio Mogi Guaçu, em Pirassununga (SP), está muito baixo e os moradores já percebem as mudanças no local.
Em junho, o nível do rio era 79 centímetros e caiu para 50 centímetros no mês seguinte. Na quinta-feira (17), o nível chegou a 19 centímetros, segundo a Usina Hidrelétrica do Lobo.
O zootecnista especialista em aquicultura Fábio Sussel explicou que o fenômeno é considerado natural neste período e sinaliza aos peixes que eles precisam iniciar o processo de maturação para terem uma reprodução eficiente. 
“Estamos saindo da estação seca e estamos muito próximos de entramos na estação chuvosa, que vai de outubro a março. Esse nível é aceitável. O que não é aceitável é a quantidade de esgoto não tratado que é lançado no rio”, alertou o especialista.
De acordo com ele, com o nível baixo do rio, o esgoto consome todo o oxigênio da água, afetando toda a vida aquática do Mogi Guaçu.
“A ação do homem é um agravante. A sociedade já aceitou como normal não tratar esgoto. Então, a sociedade também tem culpa nisso no sentido de cobrar os seus políticos para que políticas públicas sérias sejam feitas para contornar essa situação”, ressaltou.
Segundo a previsão, deve chover pelo menos 7 milímetros na região nos próximos dias, o que, para o especialista, não resolve a situação.
“Alivia, mas precisamos de 30, 40 milímetros para aliviar essa situação, senão poderemos ter mortalidade de peixes nos próximos dias”, disse.
Foto: Júlya Furlan
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pirassununga - SP

Pirassununga - São Paulo

Sobre o município
Pirassununga [nota 1] é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localizado na Região Centro-Leste do estado a uma latitude 21º59'46" Sul e a uma longitude 47º25'33" Oeste, estando a uma altitude de 627 metros. Sua população é de 75,930p habitantes, conforme o Censo 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Possui uma área de 727 km². O município é formado pela sede e pelo distrito de Cachoeira de Emas[6][7].
Leme - SP
Atualizado às 07h58 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

22° Sensação
18.3 km/h Vento
47.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias